Antenas inteligentes

Os sistemas de comunicações móveis convencionais funcionam com uma antena transmissora radiando o sinal em todas as direções, Figura 1. Uma das desvantagens desse sistema é o desperdício de potência: o sinal é transmitido mesmo para aquelas direções onde não existe nenhum terminal móvel para recebê-lo. Além disso, como o sinal é radiado para todas as direções, ainda pode causar interferências em outros terminais móveis.

figura1

A idéia principal do uso de antenas inteligentes é radiar o sinal somente nas direções desejadas, Figura 2. Assim, ocorre redução na potência transmitida, quando comparado ao sistema convencional. Antenas inteligentes permitem também o cancelamento de sinais indesejados e a redução dos efeitos multipercurso. Por outro lado, nessa configuração, o sistema poderá conhecer com maior precisão a localização do usuário, além de ser mais seguro, porque, para que seja violado, o intruso deverá estar localizado na mesma posição angular que o usuário.

figura2

Entre as desvantagens do uso de antenas inteligentes, pode-se citar a maior complexidade dos transceptores e o grande esforço computacional necessário para o cálculo das correntes de excitação de cada elemento do conjunto, o que onera o valor de uma estação base. O tamanho físico do conjunto de antenas também é uma desvantagem, visto que, quanto maior for o ganho desejado, maior será o número de elementos do conjunto.

Referência: Aplicações de antenas adaptativas em sistemas de comunicações móveis , Dissertação de mestrado

Uma resposta to “Antenas inteligentes”

  1. Lua Says:

    Gostei do assunto e da explicação!

    Me ajudou muito =]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: