IP Móvel

O IP Móvel permite que um computador se mova de uma rede para outra sem mudar seu endereço IP e sem exigir que todos os roteadores propaguem uma rota específica do host. Ao mover-se de sua rede doméstica para uma rede estrangeira, um computador móvel precisa obter um endereço temporário adicional, chamado endereço care-of. As aplicações usam o endereço doméstico original do móvel; o endereço care-of só é usado pelo software da rede subjacente a fim de permitir encaminhamento e distribuição através da rede estrangeira.

Quando detecta que se moveu, um móvel obtém um endereço care-of co-localizado ou descobre um agente móvel estrangeiro e requisita que o agente atribua um endereço care-of. Após obter um endereço care-of, o móvel se registra com seu agente doméstico (direta ou indiretamente através do agente estrangeiro) e requisita que o agente encaminhe datagramas.

Uma vez completado o registro, um móvel pode se comunicar com qualquer computador na Internet. Os datagramas enviados pelo móvel são encaminhados diretamente para o destino especificado. Entretanto, cada datagrama enviado de volta para o móvel segue uma rota até a rede doméstica do móvel, onde é interceptado pelo agente doméstico, encapsulado em IP e, depois tunelado para o móvel.

Fonte: Interligação de redes com TCP/IP, Volume 1: Princípios, protocolos e arquitetura, Douglas E. Comer

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: